Ananda Jacques experimenta o Rio em novo single - FamososBR FamososBR


Ananda Jacques experimenta o Rio em novo single

Sentir-se só em uma das mais belas cidades do mundo foi a inspiração de Ananda Jacques, cantora sorocabana radicada no Rio de Janeiro, no novo single “Aposta”. A música fala sobre a mudança da cidade do interior de São Paulo para a capital fluminense, e também traz um trecho em inglês em uma menção à bossa nova, em uma mistura que une nostalgia e contemporaneidade. Este é o primeiro lançamento da cantora e compositora em antecipação ao seu primeiro EP, e também a estreia da artista no selo paulistano Alcalina Records. O single já se encontra disponível nos streamings.

 “Quando compus Aposta estava inspirada pela minha visão sobre o Rio de Janeiro. Ela nasceu em voz e violão e era de fato uma bossa nova, como canto na letra ‘quando fiz uma bossa pra você’. A canção foi tomando outras cores, ganhando novos significados com a minha vinda para o Rio de Janeiro, neste cenário pandêmico, e  sentimentos que me atravessaram, as dúvidas pelo caminho, sobretudo a solidão.”, detalha Ananda Jacques.

Conforme os meses se passaram, a artista experimentou viver o Rio fora das idealizações, e assim a canção sobre a solitude anoiteceu. Muito além das paisagens naturais da cidade carioca, e os ritmos que nasceram na cidade, como a bossa nova, a Ananda Jacques inspira-se no lo-fi, na boêmia, no mar e em divas do Jazz, como BIllie Holiday e nas divas da atualidade, como a Liniker.

 “Estou completamente fascinada pela obra da Billie Holiday. Acho que foi por isso que quis cantar em inglês, antes eu dizia que não podia cantar em inglês porque não conseguia sentir em inglês. Acho que agora sinto também em inglês. Putz! Sentir em português já era sentir tanto! Acho que ‘Aposta’ tem a melancolia de canções como ‘É preciso perdoar’, do João Gilberto, e ao mesmo tempo tem uma roupa mais brilhante, sabe? E um baixo que faz balançar os quadris (risos). Chega a ser pop.”, analisa Ananda.

Gravado inteiramente em casa, o single “Aposta” é também uma forma de coroar as decisões que Ananda Jacques vem tomando em sua carreira. Para a cantora, a auto gravação tem funcionado como uma experiência de autoconhecimento e de reinvenção, aprendendo a lidar com as intempéries de um home studio: “Tive também que fazer uma aposta com meu irmãozinho de que se ele ficasse quietinho, jogaríamos Uno. Deu tudo certo e eu ainda perdi (risos)”, relata.

Ananda Jacques é cantora e compositora de Sorocaba (SP). Suas músicas evocam a fé nos Orixás, o contexto social e político para uma mulher preta no Brasil, e também afetos e anseios. Sua força para seguir na carreira independente teve o impulsionamento de projetos como o Girls Rock Camp Brasil e SONORA (Ciclo Internacional de Compositoras).

Com arranjos de Augusto Martins e composição de Ananda Jacques, o single “Aposta” também conta com mixagem e masterização de Tiago Giovani. A arte de capa foi elaborada por Karymy Gonçalves em que faz referência à linha dos Malandros na Umbanda, a qual tem sido representativa para a cantora.

 Ouça “Aposta”: https://tratore.ffm.to/aposta

 

Siga Ananda Jacques

 Facebook: https://www.facebook.com/anandajacques

Instagram: https://www.instagram.com/anandajacques/

YouTube: https://www.youtube.com/c/AnandaJacques


-PUBLICIDADE -